Transplante
Primeira captação de órgãos realizada no Hospital Regional de Sinop ajudará a salvar 3 vidas
Cirurgia de retirada dos órgãos possibilitou a doação de um fígado e dois rins, que beneficiarão três pacientes do Distrito Federal e de São Paulo
Saúde | 28 de Abril de 2024 as 11h 50min
Fonte: Ana Lazarini - SES-MT

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, neste sábado (27.04), o primeiro processo de captação de órgãos realizado no município de Sinop. Graças à solidariedade da família dos doadores, três pacientes de dois outros estados terão uma nova chance de vida.
A captação foi concluída no final da tarde de sábado, no Hospital Regional de Sinop. A cirurgia de retirada dos órgãos iniciou às 12h21 e possibilitou a doação de um fígado e dois rins, que beneficiarão pacientes do Distrito Federal e de São Paulo.
A ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e integrou profissionais de saúde de Brasília (DF). A logística para a execução do procedimento teve o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).
"A captação e o transplante de órgãos são procedimentos que destacam a grandiosidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma pessoa pode salvar a vida de pessoas que estão em outros estados aguardando o gesto da doação. Quero enaltecer o brilhante trabalho das equipes da SES, por meio da Central Estadual de Transplantes e do Hospital Regional de Sinop, que fizeram esse grande feito acontecer”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Alencar, comemorou a primeira captação realizada na unidade.
“Pela primeira vez, em mais de 10 anos do Hospital Regional, nós estamos ofertando para a Central Nacional de Transplantes órgãos de um dos nossos pacientes. Com o consentimento da família e apoio da Central Estadual de Transplantes, demos início ao processo. É preciso valorizar o gesto que esta família teve em um momento de muita dor e devemos também reconhecer o empenho e o envolvimento da nossa equipe assistencial, que abraçou essa causa de uma maneira muito linda”, avaliou o gestor.
A secretária adjunta de Regulação da SES, Fabiana Bardi, destaca a atuação dos profissionais envolvidos na ação. Ela entende que este é um trabalho árduo que exige amor, paciência e tempo das equipes.
"Entendemos a importância da conscientização e do diálogo no processo de doação de órgãos, por isso estamos investindo na criação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes dentro dos hospitais públicos e privados do Estado. Essas comissões são responsáveis pela entrevista familiar e pelas orientações quanto ao processo. Somos muito gratos pela receptividade das famílias que, em um momento difícil, escolhem doar órgãos e salvar vidas", afirmou Fabiana.
A SES tem investido na reestruturação da Central Estadual de Transplantes com a ampliação da equipe, implantação da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante e capacitação dos profissionais médicos dos hospitais públicos e privados. Essas ações visam à ampliação do número de captações de órgãos no estado.
A coordenadora da Central Estadual de Transplante, Anita Ricarda da Silva, agradeceu às famílias doadoras e também aos profissionais envolvidos.
"Nós agradecemos e parabenizamos o empenho de todos os envolvidos. Às famílias doadoras, nossos mais profundos sentimentos de gratidão e respeito. Por meio desse gesto nobre, outras pessoas terão nova condição de vida e com elas diversas famílias deixarão de sofrer a partir destas doações", concluiu.

Balanço
Em 2023, Mato Grosso realizou o total de sete captações de órgãos. As doações beneficiaram 17 pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal.
Nesse período, a Central Estadual de Transplante mediu a captação de 253 córneas para doação, desse total, 184 córneas foram captadas com apoio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Pasta. O transplante proporcionou qualidade de vida a 219 pacientes do Estado que agora conseguem enxergar melhor.
Transplantes em Mato Grosso
Em Mato Grosso, são realizados os transplantes de córneas e tecidos. Os pacientes que precisam de transplante de outros órgãos são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio para serem transplantados em outros Estados; os gastos com locomoção e a ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente e acompanhante são pagos pela SES-MT.
O serviço de transplante de rim em Mato Grosso passa por uma reestruturação das unidades de referência. No momento, o Governo está em tratativas para retomar integralmente os serviços.

Notícias dos Poderes
Médico opera brasileiro a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Procedimento quebrou o recorde de telecirurgia robótica de maior distância já registrada no mundo; o cirurgião operou diretamente do Kuwait, enquanto o paciente estava em Curitiba
23 de Outubro de 2025 as 11h07SES confirma primeira intoxicação por metanol em MT e vítima está cega
22 de Outubro de 2025 as 20h58Hospital Regional de Sinop promove conscientização sobre câncer de mama para servidoras
Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso
22 de Outubro de 2025 as 14h30Prefeitura de Sinop leva vacinação e pesagem do Bolsa Família ao Residencial Nico Baracat neste sábado (25)
22 de Outubro de 2025 as 11h49SES promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop
Equipe de Cuiabá viajou para Sinop para realizar captação de dois rins e duas córneas, que vão salvar a vida de quatro pacientes
20 de Outubro de 2025 as 19h29Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas
20 de Outubro de 2025 as 14h01Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
20 de Outubro de 2025 as 10h26AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos
20 de Outubro de 2025 as 09h24