Prevenção
Município segue recomendação da SES MT e reforça cuidados no enfrentamento da COVID-19
Neste mês de janeiro foram 354 casos confirmados da doença, e no mesmo período do ano passado foram 312
Saúde | 31 de Janeiro de 2024 as 10h 59min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Por conta do aumento no número de casos de covid-19 em Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu comunicado aos municípios, recomendando que voltem a utilizar máscaras nas dependências das unidades de saúde. E a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a classificação de risco do município é amarela (moderado), por isso a importância e necessidade de reforçar os cuidados para evitar a propagação da doença.
A medida adotada visa a prevenção, recomendando aos profissionais de saúde, visitantes e acompanhantes que transitam pelas unidades (enfermarias, quartos, unidades de terapia intensiva, unidades de urgência e emergência, corredores, laboratórios e outros) utilizem o equipamento de proteção individual.
O diretor da Vigilância, Jorge Bevilaqua, enfatiza a importância da higienização. “É extremamente importante que todos colaborem com medidas de prevenção, e redobrem os cuidados com a higienização das mãos, lavando bem com água e sabão ou álcool 70%. As pessoas que tiverem sintomas gripais ou suspeitarem da doença, devem usar máscara para evitar a disseminação do vírus”.
A SMS reforça que em caso de sintomas gripais ou suspeita da doença, o munícipe deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, onde será acolhido, fará o teste e, em casos positivos, passam por avaliação médica. A testagem é realizada em todas as UBS’s.
Vale ressaltar que a vacina é uma das medidas de prevenção, para evitar casos graves da doença. As salas de vacinas das UBS’s funcionam de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30. E nos CIA’s o horário de atendimento é das 6h30 às 17h30, sem intervalo.
Além disso, o município realiza ações de vacinação aos sábados para ofertar horário diferenciado na busca de aumentar a cobertura vacinal. Neste mês de fevereiro às salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros: Maria Vindilina II, Primaveras, Sebastião de Matos, São Francisco e Boa Esperança, juntamente com os Centros Integrados de Atendimento (CIA’s) Jacarandás e André Maggi, estarão abertas das 7h30 às 16h30, nos dias 03, 17 e 24 de fevereiro.
A SMS destaca ainda, que segue publicando os boletins com informações do Coronavírus no município. Neste mês de janeiro foram 354 casos confirmados da doença, e no mesmo período do ano passado foram 312. Ontem (30) um óbito foi registrado. O paciente do sexo masculino tinha 96 anos, e deu entrada num hospital particular da cidade no dia 25 com diagnóstico positivo para covid.
Notícias dos Poderes
Médico opera brasileiro a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Procedimento quebrou o recorde de telecirurgia robótica de maior distância já registrada no mundo; o cirurgião operou diretamente do Kuwait, enquanto o paciente estava em Curitiba
23 de Outubro de 2025 as 11h07SES confirma primeira intoxicação por metanol em MT e vítima está cega
22 de Outubro de 2025 as 20h58Hospital Regional de Sinop promove conscientização sobre câncer de mama para servidoras
Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso
22 de Outubro de 2025 as 14h30Prefeitura de Sinop leva vacinação e pesagem do Bolsa Família ao Residencial Nico Baracat neste sábado (25)
22 de Outubro de 2025 as 11h49SES promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop
Equipe de Cuiabá viajou para Sinop para realizar captação de dois rins e duas córneas, que vão salvar a vida de quatro pacientes
20 de Outubro de 2025 as 19h29Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas
20 de Outubro de 2025 as 14h01Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
20 de Outubro de 2025 as 10h26AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos
20 de Outubro de 2025 as 09h24