Referência
Cermac atendeu 2,3 mil pacientes com HIV e Aids em 12 meses
Centro de Referência em Média e Alta Complexidade é uma unidade voltada para atendimento de diversas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
Saúde | 02 de Dezembro de 2024 as 07h 41min
Fonte: Secom -MT

O Centro de Referência em Média e Alta Complexidade de Mato Grosso (Cermac), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou 2.388 consultas a pacientes com HIV e Aids e liberou 6.354 medicamentos para tratamento no período de dezembro de 2023 a novembro de 2024. O Cermac é uma unidade de referência para o atendimento de pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A coordenadora administrativa da unidade especializada, Laysa Miranda de Faria, ressalta que o Estado tem trabalhado na implantação de diversas estratégias em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, para orientar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ampliar a oferta de testagens rápidas para o HIV.
Para realização da testagem para o HIV, basta ir a qualquer UBS e solicitar o exame. O resultado é fornecido em menos de 30 minutos.
“Os atendimentos realizados para a identificação de pessoas com a imunodeficiência são de extrema importância para que elas recebam o tratamento e possam ter a expectativa de vida semelhante a de pessoas que não são portadoras da infecção, e também para a notificação de novos casos e o controle desses números”, explicou Laysa.
O dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra ao HIV e a Aids, marca o início da campanha “Dezembro Vermelho”, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global, bem como incentivar as pessoas infectadas pelo vírus a buscarem tratamento e quebrar estigmas.
O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico do indivíduo e enfraquece a capacidade do corpo de combater infecções e outras doenças. Quando não tratado, ele evolui para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, popularmente conhecida como Aids, estágio mais avançado da infecção e que ataca todo o sistema imunológico.
Quando tratada, a pessoa infectada alcança a carga viral indetectável e o vírus passa a ser intransmissível. O uso contínuo e adequado dos medicamentos antirretrovirais faz com que os níveis virais diminuam e, em poucos meses, se tornem indetectáveis, permitindo a recuperação do sistema imunológico.
Em Mato Grosso, segundo o Sistema de Informações e Agravos de Notificações (SINAN), foram registrados 1.165 novos casos de HIV em 2023 e 811 casos de janeiro a outubro deste ano. Em relação à Aids, foram notificados 2.008 casos em 2023 e 316 casos da doença no período de janeiro a outubro deste ano.
É válido destacar que a infecção pode ser transmitida através de relações sexuais sem proteção e pela transmissão vertical, quando ocorre a passagem do HIV da mãe para o filho(a).
Notícias dos Poderes
Médico opera brasileiro a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Procedimento quebrou o recorde de telecirurgia robótica de maior distância já registrada no mundo; o cirurgião operou diretamente do Kuwait, enquanto o paciente estava em Curitiba
23 de Outubro de 2025 as 11h07SES confirma primeira intoxicação por metanol em MT e vítima está cega
22 de Outubro de 2025 as 20h58Hospital Regional de Sinop promove conscientização sobre câncer de mama para servidoras
Ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso
22 de Outubro de 2025 as 14h30Prefeitura de Sinop leva vacinação e pesagem do Bolsa Família ao Residencial Nico Baracat neste sábado (25)
22 de Outubro de 2025 as 11h49SES promove captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop
Equipe de Cuiabá viajou para Sinop para realizar captação de dois rins e duas córneas, que vão salvar a vida de quatro pacientes
20 de Outubro de 2025 as 19h29Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas
20 de Outubro de 2025 as 14h01Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
20 de Outubro de 2025 as 10h26AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos
20 de Outubro de 2025 as 09h24