Integridade e ética
UHE Sinop adere ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção
Promovido pelo Instituto Ethos, reconhecimento reúne empresas pela agenda da integridade
Rural | 11 de Dezembro de 2023 as 17h 44min
Fonte: Assessoria UHE Sinop

A Sinop Energia, empresa que administra a Usina Hidrelétrica (UHE Sinop), tornou-se signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção do Instituto Ethos. Este é um compromisso voluntário assumido por empresas privadas e públicas para promover um mercado mais íntegro e ético.
Ao se tornar signatária do Pacto, a Sinop Energia assume o compromisso de incentivar e mitigar práticas de anticorrupção para colaboradores e stakeholders, a fim de que seja cumprida integralmente a legislação brasileira. Além disso, a companhia está comprometida em vedar qualquer forma de suborno e primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário.
“O reconhecimento de uma entidade tão respeitada como o Instituto Ethos reforça que cumprimos mais uma etapa fundamental na construção da cultura da conformidade na Sinop Energia. Desde que a empresa foi criada há 10 anos, implementa uma série de ações para ampliar a transparência nos negócios e junto aos colaboradores. Nosso compromisso com a integridade e a ética são valores inegociáveis”, afirma Carlos Boscaini, diretor-presidente da Sinop Energia.
Com a adesão ao Pacto, a Sinop Energia se compromete a preencher anualmente o Guia Temático de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção, que consiste em uma plataforma de monitoramento dos compromissos assumidos por todas as empresas assinantes. A Plataforma de Monitoramento é um instrumento que visa realizar diagnósticos sobre as práticas de promoção de integridade das signatárias.
A lista de todas as empresas signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, pode ser encontrada no site do Instituto Ethos.
Sobre a Sinop Energia
A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.
Notícias dos Poderes
Produção de soja é estimada em 178,5 milhões de toneladas pela Abiove
Volume representa um crescimento de 3,9% sobre a produção estimada para 2025
23 de Outubro de 2025 as 09h12Renegociação de dívidas rurais com juros livres terá IOF de 0,38%
Operações da linha do BNDES, que repassará R$ 12 bilhões em recursos públicos, serão isentas
23 de Outubro de 2025 as 10h10China zera importação de soja dos EUA e aumenta compras do Brasil em setembro
22 de Outubro de 2025 as 10h27Governo amplia prazo para georreferenciamento em propriedades rurais
Decreto prorrogou por mais quatro anos o prazo limite para a exigência de certificação de georreferenciamento
22 de Outubro de 2025 as 08h22Com liderança do Mato Grosso, plantio da soja avança no Brasil — mas La Niña entra no radar
Cerca de 24% da área estimada para a safra 2025/26 já havia sido semeada, segundo levantamento da consultoria agrícola AgRural
21 de Outubro de 2025 as 08h05Com tarifaço, exportações do Estado crescem em setembro
20 de Outubro de 2025 as 11h29STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos
Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS
17 de Outubro de 2025 as 09h05Desmatamento para abrir pasto cresceu mais que produção de carne em quatro anos
A área total desmatada no país relacionada à abertura de pastagens subiu 36% entre 2020 e 2023
16 de Outubro de 2025 as 11h14