Bodas de ouro
Embrapa recebe homenagem pelos 50 anos de serviços a Mato Grosso
Rural | 22 de Setembro de 2023 as 15h 03min
Fonte: Gabriel Faria Embrapa

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso homenageou, nesta quinta-feira, dia 21, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelos 50 anos de criação, completados em 2023. A homenagem ocorreu em uma sessão especial presidida pelo deputado Júlio Campos (União) e proposta pelo presidente da casa, deputado Eduardo Botelho (União), que por motivos de saúde não pôde estar presente.
Em sua fala de abertura, o deputado Júlio Campos destacou o papel exercido pela Embrapa no desenvolvimento de tecnologias que possibilitam o Brasil deixar de ser um país importador de alimentos básicos para se tornar um dos maiores produtores e exportadores do mundo.
Ele lembrou ainda o efeito que o avanço tecnológico teve na redução do preço da cesta básica no Brasil.
“Esses resultados devem-se à enorme equipe de técnicos e pesquisadores altamente qualificados no quadro dessa empresa, que desenvolveram tecnologias para todos os biomas do Brasil. Não há um município sequer no Brasil que não tenha a marca da Embrapa em suas lavouras, plantações e pastagens”, ressaltou.
Representando a presidente da Embrapa Sílvia Masshuhá, a assessora de Relações Institucionais e Governamentais Juliana Fortaleza agradeceu aos deputados e aos cidadãos mato-grossense pela homenagem e reforçou os compromissos da Embrapa como uma instituição pública, plural e democrática, pautada pelo diálogo permanente com todos os públicos que constituem o cenário da agricultura brasileira.
Embrapa em Mato Grosso
A Embrapa está fisicamente presente em Mato Grosso há apenas treze anos com o centro de pesquisa da Embrapa Agrossilvipastoril, localizado em Sinop. Porém a empresa sempre se fez presente com pesquisas e ações de transferência de tecnologia desenvolvidas por outras Unidades.
A chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Vendrusculo, relembrou esse histórico com um escritório de negócios em Rondonópolis e pesquisadores alocados em instituições parceiras. Ela destacou tecnologias desenvolvidas pela Embrapa que contribuíram com o desenvolvimento da agricultura no Cerrado, da pecuária bovina, avicultura, suinocultura, mandiocultura, produção de frutas, manejo florestal, entre outras.
Laurimar destacou o trabalho desenvolvido em parceria com instituições de pesquisa, universidades, instituições representativas do setor produtivo, governos municipais, estadual e federal e, sobretudo, com o produtor rural de Mato Grosso.
Embora fisicamente instalada em Mato Grosso do Sul, a Embrapa Pantanal também tem uma atuação importante no Pantanal mato-grossense. A chefe-geral daquela Unidade, Susana de Salis falou sobre as linhas de atuação, com destaque para a busca por tecnologias que aumentem a produtividade e a geração de renda no bioma de uma maneira sustentável. Falou ainda sobre o trabalho de pesquisa como subsídio para definição de políticas públicas.
O superintendente federal do Ministério da Agricultura e Pecuária e representante do ministro Carlos Fávaro na sessão, Maurício Ferraz, somou-se ao pleito do deputado Júlio Campos pelo reforço da presença da Embrapa na Baixada Cuiabá. De acordo com ele, conversas já foram iniciadas com o ministro para viabilizar uma alternativa.
Homenagens
Durante a sessão foram entregues Moções de Aplausos em nome dos chefes-adjuntos da Embrapa Agrossilvipastoril e da Embrapa Pantanal, na condição de representantes de todos os empregados das áreas de Pesquisa, Transferência de Tecnologia e Administrativa.
Participaram da sessão representantes do setor produtivo mato-grossense, representantes de instituições de pesquisa, de ensino e de extensão rural, representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, além de empregados da Embrapa Agrossilvipastoril e Pantanal e parceiros.
Notícias dos Poderes
Produção de soja é estimada em 178,5 milhões de toneladas pela Abiove
Volume representa um crescimento de 3,9% sobre a produção estimada para 2025
23 de Outubro de 2025 as 09h12Renegociação de dívidas rurais com juros livres terá IOF de 0,38%
Operações da linha do BNDES, que repassará R$ 12 bilhões em recursos públicos, serão isentas
23 de Outubro de 2025 as 10h10China zera importação de soja dos EUA e aumenta compras do Brasil em setembro
22 de Outubro de 2025 as 10h27Governo amplia prazo para georreferenciamento em propriedades rurais
Decreto prorrogou por mais quatro anos o prazo limite para a exigência de certificação de georreferenciamento
22 de Outubro de 2025 as 08h22Com liderança do Mato Grosso, plantio da soja avança no Brasil — mas La Niña entra no radar
Cerca de 24% da área estimada para a safra 2025/26 já havia sido semeada, segundo levantamento da consultoria agrícola AgRural
21 de Outubro de 2025 as 08h05Com tarifaço, exportações do Estado crescem em setembro
20 de Outubro de 2025 as 11h29STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos
Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS
17 de Outubro de 2025 as 09h05Desmatamento para abrir pasto cresceu mais que produção de carne em quatro anos
A área total desmatada no país relacionada à abertura de pastagens subiu 36% entre 2020 e 2023
16 de Outubro de 2025 as 11h14