Chuvas intensas
Aprosoja alerta para atraso da colheita após 29 cidades decretarem situação de emergência
Segundo o IMEA a colheita da soja está 17% atrasada em Mato Grosso em relação ao mesmo período do ano passado
Rural | 29 de Janeiro de 2025 as 13h 50min
Fonte: HNT noticias

Produtores de soja e milho de Mato Grosso seguem enfrentando os desafios por conta da instabilidade do clima no estado, na safra 24/25. Se durante o período de plantio, muitas regiões do estado sofreram com o atraso da chuva, atrasando também o plantio da soja, agora com o período de colheita, sojicultores estão enfrentando problemas para colocar as colheitadeiras no campo, com as fortes chuvas em algumas cidades, principalmente na região leste e médio-norte.
Até esta terça-feira (28), vinte e nove municípios decretaram situação de emergência por conta do alto índice de chuva, chegando a um acúmulo superior a 400 milímetros nas últimas semanas, interferindo diretamente na colheita da soja, como afirma o vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier.
“Isso de certa forma já era esperado, pelo atraso de semeadura no plantio da safra 24/25 que também começou em ritmo muito lento. Porém, temos um fator que não contávamos, que é um fator inesperado, que é a grande quantidade de chuva. Nos últimos 20 dias, a chuva veio com força no estado, chuva em grandes volumes, e com muita frequência, impossibilitando os trabalhos no campo”, disse Bier.
A logística também tem sido uma preocupação para os produtores, já que as fortes chuvas vem causando a destruição de estradas, pontes, provocando alagamentos, obstruindo as rodovias municipais devidos a atoleiros, deslizamentos, e tudo isso preocupa na hora de escoar a produção, como ressaltou Luiz Pedro Bier.
“Armazenagem que é um gargalo no estado está sendo desafiada novamente, com os armazéns com muita fila, e com muito trabalho para secagem. E também a logística que com essas chuvas, piorou muito as estradas sem pavimentos, estão esburacadas e com atoleiros, é um cenário desafiador para o produtor mato-grossense”, afirmou o vice-presidente da Aprosoja MT.
Com a janela mais curta, e atraso na colheita da soja, o plantio do milho também fica comprometido em Mato Grosso, o que gera ainda mais preocupação aos produtores rurais do estado. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, ressalta ainda que o cenário pode mudar nos próximos dias, caso o clima ajude.
“Nas próximas semanas devemos ter um avanço grande na colheita caso o sol apareça, porque tivemos um plantio atrasado e finalizado muito rápido, então a janela de plantio foi curta, e devemos ter um grande avanço da colheita nas próximas semana no estado inteiro”, finalizou Bier.
A Aprosoja MT segue acompanhando a situação e reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura e logística para mitigar os desafios enfrentados pelos produtores. A entidade trabalha ativamente para buscar soluções que garantam melhores condições para o setor agrícola e minimizem os impactos dessas adversidades climáticas e estruturais.
Notícias dos Poderes
Produção de soja é estimada em 178,5 milhões de toneladas pela Abiove
Volume representa um crescimento de 3,9% sobre a produção estimada para 2025
23 de Outubro de 2025 as 09h12Renegociação de dívidas rurais com juros livres terá IOF de 0,38%
Operações da linha do BNDES, que repassará R$ 12 bilhões em recursos públicos, serão isentas
23 de Outubro de 2025 as 10h10China zera importação de soja dos EUA e aumenta compras do Brasil em setembro
22 de Outubro de 2025 as 10h27Governo amplia prazo para georreferenciamento em propriedades rurais
Decreto prorrogou por mais quatro anos o prazo limite para a exigência de certificação de georreferenciamento
22 de Outubro de 2025 as 08h22Com liderança do Mato Grosso, plantio da soja avança no Brasil — mas La Niña entra no radar
Cerca de 24% da área estimada para a safra 2025/26 já havia sido semeada, segundo levantamento da consultoria agrícola AgRural
21 de Outubro de 2025 as 08h05Com tarifaço, exportações do Estado crescem em setembro
20 de Outubro de 2025 as 11h29STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos
Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS
17 de Outubro de 2025 as 09h05Desmatamento para abrir pasto cresceu mais que produção de carne em quatro anos
A área total desmatada no país relacionada à abertura de pastagens subiu 36% entre 2020 e 2023
16 de Outubro de 2025 as 11h14