Vazando
Vereadores propõem CPI das contas de água
Objetivo é apurar as frequentes queixas de aumento na conta de água da população
Política | 30 de Agosto de 2016 as 11h 55min
Fonte: Jamerson Miléski

A Águas de Sinop, empresa concessionária do serviço de água e esgoto na cidade de Sinop, voltou a ser assunto na Câmara de vereadores na sessão dessa segunda-feira (29). O vereador Edilson Rocha Ribeiro, Ticola (PMDB), apresentou, de forma informal, um pedido para que a Câmara instaure uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), afim de apurar os aumentos nas contas de água. Desde o início do ano, diversos vereadores tem recebido reclamações da população de aumentos abusivos na fatura de água. Ticola pediu o apoio dos demais vereadores para formalizar o pedido de CPI.
O vereador de oposição, Wollgran Araújo (DEM), endossou o apoio a CPI e antes de qualquer investigação propôs a revogação do projeto de lei que estabeleceu a concessão dos serviços de água e esgoto. Ou seja, o cancelamento do contrato com a Águas de Sinop e o retorno do SAAES (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop). “Qual é o fundamento dessa concessão? Mais de 80% da população está reclamando do serviço. Todo mundo teve aumento na conta de água”, declarou o vereador.
O assunto também foi reverberado por Dalton Martini (PP). Para o vereador, a CPI deve ser direcionada a Ager (Agência Reguladora de Sinop), que é o órgão municipal responsável por administrar a concessão. “Não sei se a Câmara tem alguma autoridade pra investigar a Águas de Sinop, que é uma empresa privada”, pontuou. Dalton, foi enfático na crítica. “O que existe é uma série de irregularidades que precisam ser apuradas. Nós derrubamos um aumento na justiça e eles aumentaram por conta própria. Quem gastava 5 cúbicos de água passou a gastar 10 cúbicos, do nada”, criticou Martini. A posição de que o consumo tem aumentado desde que a Águas de Sinop começou a operar o serviço é a queixa mais frequente da população.
O líder do prefeito na Câmara, Ademir Bortolli (PMDB), referendou o problema. Segundo ele, todos os gabinetes dos vereadores tem recebido reclamações dessa natureza, contra a Águas de Sinop. No entanto, lembrou que na sessão passada os vereadores aprovaram um requerimento solicitando informações da empresa que justifiquem esses aumentos. “É prudente que a Câmara espere a resposta, com as informações solicitadas, antes de ventilar uma CPI. Até para ter mais base na hora de formular o perdido”, argumentou Bortoli.
A Águas de Sinop tem 30 dias para responder ao requerimento da Câmara. Para estabelecer uma CPI bastam 4 assinaturas e um fato que justifique a instauração.
Posição da Águas de Sinop (Nota)
Quanto aos questionamentos apresentados pelos vereadores municipais sobre o valor das faturas de água, a Águas de Sinop ressalta que se mantém a disposição para esclarecer dúvidas dos parlamentares. Em paralelo, também está de prontidão para atender a população e analisar caso a caso as demandas apresentadas.
Com a recente modernização do parque de hidrômetros, a medição do consumo de água nas residências de Sinop é realizada por modernos equipamentos, que possuem o lacre do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que certifica a qualidade do medidor.
Ao receber moradores com dúvidas sobre as faturas, a concessionária busca em conjunto identificar fatores que podem onerar os valores, como vazamentos ou desperdício. Gratuitamente, a concessionária também realiza vistorias domiciliares e tem intensificado o trabalho educativo sobre o consumo consciente de água.
Trabalhando de maneira transparente, a Águas de Sinop fica a disposição da população na Central de Atendimento ao Usuário, localizada na Rua das Nogueiras, 800 ou pelos telefones 3517 1150 e 0800 647 6060.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27