Medida provisória
Serly recusa posse e Kono é convocado para ser vice e corregedor do TRE
A convocação do desembargador Mário Kono valerá até que o TSE decida sobre a situação de Serly Marcondes
Política | 29 de Abril de 2025 as 11h 21min
Fonte: Ponto na curva

Embora tenha sido reconduzida aos cargos de vice-presidente e corregedora regional eleitoral, a desembargadora Serly Marcondes não tomará posse até que haja uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Com isso, o desembargador Mário Kono foi convocado para assumir as funções, de forma provisória.
Nesta terça, o Pleno do TRE acabou elegendo o desembargador Marcos Machado como presidente.
A escolha por Machado ocorreu após o Pleno do TRE analisar uma questão levantada por Serly, que pretendia suspender o pleito para que ela obtivesse a ascensão automática à Presidência.
A magistrada chegou a judicializar o caso no TSE, que, por sua vez, mandou o TRE se manifestar antes de proferir qualquer decisão.
"Eu tomei posse como membro deste plenário, no cargo de juiz-membro. Não posso assumir enquanto não houve decisão do TSE. É uma infração, até que o TSE, através da corregedora, se manifeste. Me recuso agora, neste momento [tomar posse], até que esta decisão venha", disse Serly.
Os juízes-membros analisaram e concluíram que não havia nenhum óbice para que o pleito fosse realizado. Assim, fizeram a votação numa urna eletrônica, cujo resultado foi divulgado na sessão desta terça-feira (29).
As manifestações e teses apresentadas pelos membros da Corte do TRE para fundamentar a eleição serão encaminhadas ao TSE.
A sessão do TRE foi conduzida pelo magistrado mais antigo da Corte, o juiz Edson Dias Reis.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27