Inovação?
Projeto de lei prevê a leitura da Bíblia nas escolas de Sinop
Autor do projeto diz que objetivo é difundir o conteúdo do “livro mais importante já escrito”
Política | 30 de Outubro de 2024 as 18h 37min
Fonte: Jamerson Miléski

“Para a aula de geografia de hoje, abram suas bíblias em Gêneses, capítulo 7, versículo 21”.
Essa frase, que parece ser uma postura inusitada para um professor, pode se tornar algo corriqueiro nas escolas de Sinop com a aprovação do projeto de lei 048/2024. A propositura será apreciada pelos vereadores do município na sessão ordinária desta quinta-feira (31), que começa às 15h.
O projeto de lei é de autoria do vereador Hedvaldo Costa (Novo), mas conta com a assinatura de outros 9 vereadores endossando o texto. O suscito projeto de apenas uma página propõe a leitura de trechos bíblicos em escolas públicas e particulares do município como um recurso “paradidático” – complementando o estudo de áreas relacionadas a História, Literatura, Ensino Religioso, Artes e Filosofia. O vereador argumenta que “as histórias bíblicas visam auxiliar os projetos escolares”. O texto da lei proposta afirma que será garantida a liberdade de opção religiosa e filosófica, sendo proibido a obrigatoriedade de participação em qualquer atividade – respeitando a liberdade de credo estabelecida pela Constituição Federal.
O departamento jurídico da Câmara emitiu pareceres contrários ao projeto de lei, mas eles foram reformados pelos vereadores membros da comissão de Justiça e Redação – o que permitiu a tramitação do projeto.
Na mensagem da propositura, Hedvaldo sustenta que o objetivo é “difundir o conteúdo do livro mais importante do mundo e da história da humanidade já escrito, tendo como premissa que a Bíblia não é somente um livro unicamente religioso, mas também de natureza literária, arqueológica, histórico e cultural”.
O vereador também afirma que outros municípios estão aprovando projetos com a mesma natureza. “A Bíblia tem natureza literária, arqueológica e cultural e sua iniciativa não se contrapõe ao estado laico, trazendo a leitura e conhecimento histórico deste livro tão importante, cooperando para a formação básica e comum dos alunos”, escreveu Hedvaldo Costa.
Com a aprovação dessa lei, a prefeitura de Sinop, através da Secretaria de Educação, terá o dispositivo legal para fazer a aquisição de Bíblias para serem usadas em sala de aula.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27