Senado
Mauro Carvalho toma posse e faz União Brasil se tornar 3ª maior bancada no Senado
Ele assume a vaga deixada pelo senador Wellington Fagundes (PL), que está de licença médica até novembro
Política | 05 de Julho de 2023 as 22h 09min
Fonte: Veja Bem MT

O União Brasil está com novo senador. O empresário Mauro Carvalho Júnior (UB/MT) tomou posse, na tarde desta quarta-feira (5), como parlamentar por Mato Grosso.
Ele assume a vaga deixada pelo senador Wellington Fagundes (PL), que está de licença médica até novembro.
Com ele, a bancada do União Brasil será composta por oito senadores, se tornando, junto ao PT, a terceira maior bancada no Senado.
Empresário, Carvalho Júnior tem vasta experiência na área administrativa e, antes da posse como senador, era, pela segunda vez, secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Mato Grosso da gestão Mauro Mendes.
Em seu primeiro discurso, o novo parlamentar disse que uma de suas principais bandeiras será contribuir para uma reforma tributária justa e comprometida com o interesse público.
“A reforma tributária tem grandes impactos na vida de todos nós e vim para contribuir para o desenvolvimento do meu estado, do Brasil, das classes menos favorecidas, de pequenos e médios empresários. Afinal, todos precisam ser ouvidos na construção de uma reforma tributária”, disse o parlamentar.
Para o senador, a texto como está na Câmara dos Deputados “não faz o menor sentido não só para o Mato Grosso, mas para a maioria dos estados brasileiros”. “Principalmente os estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Temos que encontrar o equilíbrio entre estados produtores e consumidores”, frisou.
Para Carvalho Júnior, a reforma, como está, taxa os pequenos e desonera os grandes e o Senado, como a Casa das Leis, tem o dever de estabelecer o equilíbrio.
Na tribuna, Carvalho Júnior contou ainda que, quando secretário-chefe da Casa Civil, atuou na linha de frente por uma administração pública enxuta e eficiente.
“Reduzimos o número de secretarias, de servidores comissionados, de contratados e chegamos no tão almejado ajuste fiscal”, destacou.
O novo senador garantiu ainda que seu trabalho no Senado será pautado na transparência e humildade.
Natural de Bauru (SP), o agora senador se mudou para Mato Grosso há quase 40 anos para trabalhar como trainee de uma fábrica de refrigerantes.
Em 1989, criou sua própria revendedora de bebidas, que hoje opera em várias cidades de Mato Grosso e do Brasil.
O agora parlamentar também atua no ramo de energia.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27