'Brecha perigosa'
Janaina critica aval do STF a confisco de terras; 'Golpe contra o produtor'
Política | 29 de Abril de 2025 as 18h 05min
Fonte: Unica News

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) usou suas redes sociais na manhã desta terça-feira (29) para lamentar o aval do Supremo Tribunal Federal (STF) para a expropriação de terras no Brasil, que teve sua origem por sugestão do governo do estado de Mato Grosso.
“Ontem fomos pegos com essa notícia absurda: está autorizada no Brasil a expropriação de terras por queimada ou desmatamento. E, pasmem, quem levou esse debate ao STF foi o próprio governo de Mato Grosso. O Estado depois até tentou recuar, mas tarde demais. E aí já havia plantado a dúvida no STF: foi por pressão política ou por convicção que voltou atrás? Esse é um duro golpe contra aqueles que trabalham e produzem para o estado próspero que temos hoje, gerando uma insegurança jurídica alarmante. O produtor rural não tem um dia de paz nesse país”, avalia Janaina.
Para a parlamentar, a decisão abre "uma brecha perigosa", que coloca em risco a segurança jurídica de milhares de produtores rurais do país – especialmente os de Mato Grosso. A deputada destacou que o próprio texto da decisão do STF aponta que o Estado de Mato Grosso, inicialmente, foi favorável à aplicação do artigo 243 – que trata de expropriação de terras envolvidas com tráfico de drogas ou trabalho escravo – também para crimes ambientais. E mesmo tendo retificado a posição posteriormente, o mal já estava feito.
“É triste e frustrante para nós, mato-grossenses. Um estado que lidera a produção nacional, que tem um setor de base florestal crescente, mineração forte, pecuária pujante, agora ser responsável por pedir ao STF que autorize a perda de propriedade rural mesmo sem a certeza de quem iniciou o incêndio ou praticou o desmatamento. Isso é uma violência contra o setor produtivo”, afirmou.
Janaína também questionou a ausência de debate com o Congresso Nacional sobre o tema. “Essa matéria não foi apreciada pelo Congresso. O que está acontecendo é uma distorção grave da Constituição. Estamos falando de propriedades que podem ser confiscadas mesmo em situações em que o dono arrenda a terra ou quando o fogo começa em outro local. Quem vai provar quem iniciou um incêndio que atingiu 50 propriedades? Quem perde a terra? O congresso nacional precisa de urgente fazer uma legislação vedando a expropriação de terras e já pedi ao senador Wellington Fagundes que trate do tema”, disse.
A deputada alertou ainda para a insegurança jurídica que a decisão pode gerar. “A União está sendo intimada a promover desapropriações. Mas em um país onde a Justiça nem sempre é justa, onde há erros e morosidade por parte de órgãos ambientais como a Sema e o Ibama, como garantir que o verdadeiro culpado será responsabilizado?”, indagou.
Dirigindo-se diretamente aos produtores, ela concluiu com um desabafo: “Trabalhamos contra essa decisão desde o início, mas infelizmente Mato Grosso perde. Perde segurança, perde autonomia, perde a confiança do setor produtivo. É um golpe disfarçado de proteção ambiental”, finalizou.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27