Eleições 2022
Indefinição de Mendes faz grupo de Neri buscar 'plano B'
Política | 23 de Março de 2022 as 18h 44min
Fonte: Luis Vinicius - Gazeta

O grupo político ligado ao pré-candidato ao Senado, deputado Neri Geller (PP), já começa a pensar oficialmente em um plano B para a candidatura ao governo do Estado. A possibilidade surgiu depois de o governador Mauro Mendes (União) ter dito aos apoiadores do parlamentar, durante reunião na noite de segunda-feira (21), que ainda não definiu se vai colocar o seu nome para chefiar o Palácio Paiaguás por mais quatro anos. Um dos nomes preferidos da cúpula para concorrer ao governo seria do senador Carlos Fávaro (PSD).
A reunião, que foi marcada pelo grupo pró-Neri, durou cerca de duas horas no Palácio Paiaguás, na Capital. A indecisão do governador teria intrigado a cúpula, que trabalha um segundo nome. O fato de o gestor ter se reunido com o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, para um possível apoio ao senador e pré-candidato à reeleição, Wellington Fagundes (PL), também teria incomodado os apoiadores de Neri. Participaram do encontro representantes do PP, PSD, PSB e MDB. Fávaro não participou do encontro devido a compromissos a cumprir em São Paulo (SP).
Ao término, Neri saiu sem falar com a imprensa e levantou a suspeita de um possível racha com o governador. Entretanto, o deputado federal Juarez Costa (MDB), que foi o porta-voz do grupo após a reunião, negou que a cúpula tenha fechado as portas para uma possível composição com o governador.
"A gente veio aqui saber se o governador é ou não candidato à reeleição. Como o governador não abriu (se vai ser candidato ou não), disse que está conversando com a família, não houve essa conversa sobre o apoio ou não do Neri. Mas, garantimos que nós queremos que Neri seja o senador do governo. Eu acho que temos que esperar. Como nós não ouvimos nada do governador sobre reeleição, também não tocamos no assunto", disse o deputado aos jornalistas.
A indefinição tem preocupado os dois lados da moeda. Haja vista, o governador ter o costume de deixar para a última hora as suas importantes decisões políticas. Em 2016, Mendes, que à época era filiado ao PSB, anunciou poucos dias antes da convenção que não disputaria a reeleição. Na ocasião, o gestor disse que tomou a decisão por razões exclusivamente pessoais e familiares.
Apesar de Juarez tentar contemporizar, é notório nos bastidores a aproximação do ex-prefeito de Cuiabá com Wellington. Na noite de segunda, o congressista postou em suas redes sociais a agenda do governador nesta terça-feira (22), na cidade de Lucas do Rio Verde. O staff do senador confirma que ele deverá comparecer aos eventos no norte do Estado.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27