Reconhecimento
Corregedoria institui selos de qualidade para Cartórios Eleitorais
Objetivo é reconhecer a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos juízos eleitorais
Política | 09 de Junho de 2022 as 09h 03min
Fonte: Nara Assis - TRE-MT

A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) instituiu e regulamentou os selos de qualidade para os Cartórios Eleitorais e respectivos critérios para aplicação no Prêmio Esemplare. A regulamentação consta no Provimento nº 04/2022, publicado no Diário de Justiça Eletrônico desta quarta-feira (08.06).
O objetivo é reconhecer a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos juízos eleitorais, no cumprimento das atividades judiciais e administrativas, em atendimento ao Provimento CNJ nº 06, de 14 de outubro de 2013, que institui o sistema de recompensas na primeira instância da Justiça Eleitoral de Mato Grosso. Visa ainda cumprir as metas fixadas anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça, pelo Tribunal Regional Eleitoral e pela Corregedoria Regional Eleitoral.
De acordo com o Provimento n° 4/2022, a concessão dos selos de qualidade contemplará as serventias eleitorais de todo o estado, conforme termos e critérios estabelecidos na norma. “Esta premiação é um ato de reconhecimento das diversas demandas atendidas pelas Zonas Eleitorais, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional e incentivar o cumprimento das metas estabelecidas para a primeira instância”, destaca a corregedora regional eleitoral e vice-presidente do TRE-MT, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho.
O título de “Vencedor do Prêmio Esemplare” será concedido ao Juízo Eleitoral que obtiver a maior pontuação apurada, após a soma de todos os eixos avaliativos e receberá a premiação máxima, mediante a concessão do Selo Apogeu. Já o Selo Diamante será atribuído aos juízos eleitorais que obtiverem pontuação correspondente ao cumprimento igual ou superior à 91% das metas, apurada após a soma de todos os eixos avaliativos.
A concessão do Selo Ouro será feita aos juízos eleitorais que obtiverem pontuação correspondente ao cumprimento de 71% a 90% das metas. Por fim, o Selo Prata será atribuído aos juízos eleitorais que obtiverem pontuação correspondente ao cumprimento de 51% a 70% das metas, apurada após a soma de todos os eixos avaliativos.
O Provimento também instituiu a comissão avaliadora, que será responsável pela avaliação do atendimento dos requisitos para concessão dos selos. Os eixos temáticos, para concessão dos selos serão segmentados em: Atividade processual; Atividade Administrativa; Cadastro Eleitoral; e Eleições. A concessão dos selos será bienal, e a entrega será feita pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso, em sessão oportunamente agendada pela Comissão de Avaliação.
A Corregedoria publicará, com antecedência de 15 dias do evento, o resultado final apurado, no site do TRE-MT, com a identificação da premiação, disponibilizando a classificação das 20 Zonas Eleitorais melhores posicionadas.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27