Eleições 2024
Aliados viram opositores: Dalton e Rosana no PL vão enfrentar Dorner
Atual vice-prefeito se filiou ao PL, presidido pela ex-prefeita de Sinop
Política | 06 de Outubro de 2023 as 14h 04min
Fonte: Jamerson Miléski

O palanque que elegeu o atual prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PRB), despencou. Na noite desta quinta-feira (5), o vice-prefeito de Sinop, Dalton Martini, assinou a sua filiação ao PL (Partido Liberal), durante o encontro regional da sigla, realizado em um hotel da cidade.
O PL de Sinop é presidido pela ex-prefeita Rosana Martinelli. Em 2020, Dalton e Rosana desistiram de disputar a prefeitura de Sinop para somar com o projeto de Dorner, que tinha como principal adversário o deputado federal e prefeito por dois mandatos, Juarez Costa. Dalton virou seu vice e Rosana abriu mão da reeleição.
O que nasceu com a proposta de ser uma “gestão compartilhada”, morreu com um racha 9 meses após a posse. Dalton entregou o cargo na secretaria de Obras e os secretários que havia indicado foram exonerados por Dorner. O primeiro racha estava feito.
Desde o começo do ano, Dalton, que estava no PTB, vinha conversando com diferentes partidos, apresentando-se como um pretenso candidato a prefeito. Se aproximou inclusive do MDB, de Juarez Costa. Seu ingresso no PL é praticamente um atestado de que encontrou no partido um ambiente próspero para germinar sua candidatura. “A pretensão é ser candidato e, junto com a Rosana, que é a atual presidente do partido, nós estamos montando um grupo e vamos ser candidato a prefeito sim”, afirmou Dalton em entrevista.
Os figurões do PL marcaram presença no ato de filiação de Dalton. O presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e o senador Wellington Fagundes estavam no evento. Costa Neto, afirmou que o PL terá presença marcante nas eleições de 2024 e que o projeto começa com encontros mensais em Sinop. Na cidade, o PL tem 4 cadeiras na Câmara, incluindo o atual presidente, Paulinho Abreu. No Mato Grosso, metade da bancada federal é filiada ao PL, além do senador Fagundes. Para Valdemar, a tendência do PL em Mato Grosso é ter candidaturas próprias na maioria das cidades, embalados pela família Bolsonaro como cabo eleitoral.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27