Direitos Humanos
À pedido de senador de MT, Damares terá que explicar declarações sobre crianças abusadas
Senado acolheu o requerimento que convida ex-ministra para prestar esclarecimentos
Política | 18 de Outubro de 2022 as 16h 07min
Fonte: Jamerson Miléski

A comissão de Direitos Humanos do Senado Federal aprovou na tarde desta terça-feira (18), o requerimento de convite à ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. O convite é para que Damares preste esclarecimentos sobre as declarações que fez no último dia 9 de outubro, quando afirmou que crianças da Ilha de Marajó, no Pará, estavam sendo traficadas para serem abusadas sexualmente.
O autor do requerimento é o senador pelo Mato Grosso, Carlos Fávaro (PSD). No documento, Fávaro pede que Damares informe as providências que tomou ao descobrir os casos e se houve representação (denúncia) ao Ministério Público ou à polícia, bem como, a exposição de provas perante a sua fala. Fávaro também ressalta que, no caso de as declarações serem falsas, a fala de Damares pode ter sido usada para “alimentar discurso de ódio e tumultuar o processo eleitoral”. “Em caso de omissão do governo, a ex-ministra deve ser investigada por prevaricação”, destacou o senador.
O pedido foi apresentado por Fávaro na última sexta-feira (14). O Ministério Público Federal também ingressou com um pedido de explicações ao Ministério da Mulher – que pediu hoje (18), um prazo de 30 dias para explicar as declarações.
Durante um culto na igreja Assembleia de Deus, Damares disse que crianças de 3 e 4 anos de idade da Ilha de Marajó eram traficadas e tinham seus dentes “arrancados pra elas não morderem na hora do sexo oral” e se alimentavam de comida pastosa “para o intestino ficar livre para a hora do sexo anal”.
O MPF informou que atuou em quatro inquéritos para investigar denúncias sobre tráfico internacional de crianças na Ilha de Marajó desde 1992. Nenhum deles tem semelhança com as falas da ex-ministra.
“Damares não apresentou nenhuma evidência do que falava, nem contou ter tomado alguma providência para punir os responsáveis, o que seria sua obrigação como ministra de Estado. De fato, as afirmações da ex-ministra causam preocupação e perplexidade, em especial porque pode se tratar de informações sigilosas às quais se teve conhecimento em razão do cargo público que ocupava”, afirmou o senador Fávaro.
Confira a fala de Damares no vídeo abaixo.
Notícias dos Poderes
Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17'Se a Ponte do Rio Teles Pires está saindo do papel, foi graças à parceria com Governo de MT', afirma prefeito de Itaúba
22 de Outubro de 2025 as 17h36Virgínia e Emanuelzinho lideram disputa para federal em Cuiabá; confira outros 16 nomes
22 de Outubro de 2025 as 17h35AL aprova em 1º votação reajuste de 6,8% para servidores do TJ
22 de Outubro de 2025 as 16h29TJ proíbe administradora de consórcios do grupo Chevrolet de impor garantias extras em MT
22 de Outubro de 2025 as 07h15Com 38%, Mauro se consolida no 1º voto; Janaina, Fávaro e Medeiros brigam voto a voto pela 2ª vaga
21 de Outubro de 2025 as 07h15Governo de MT e TJMT lançam projeto Cidadania Digital
Por meio dessa ação, os cidadãos poderão consultar processos judiciais e outros serviços no MT Cidadão e Portal de Serviços
21 de Outubro de 2025 as 07h27