Tentativa de um latrocínio
Três são presos por invadir condomínio em Cuiabá e tentar matar morador a mando de preso da PCE
Polícia | 12 de Setembro de 2025 as 17h 45min
Fonte: O documento

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta sexta-feira (12), a Operação Escudo, com o objetivo de cumprir ordens judiciais contra envolvidos na tentativa de um latrocínio (roubo seguido de morte) que ocorreu em um condomínio de Cuiabá.
Foram cumpridas três ordens de prisão, além de mandados de busca e apreensão, decretados pelo Núcleo de Garantias da Capital, com base nas investigações conduzidas pela Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá. Um dos alvos do mandado de prisão e um comparsa foram flagrados com veículos e peças de automóveis que eram produtos de roubo ou furto. Eles também foram autuados em flagrante por receptação.
As investigações apontaram que a ordem para a prática do latrocínio partiu de um criminoso preso na Penitenciária Central do Estado (PCE). Durante a tentativa de roubo, a vítima foi surpreendida por disparos de arma de fogo, reagiu e conseguiu evitar a consumação do crime.
Em uma residência alvo de mandado de busca e apreensão domiciliar, foram localizadas três motocicletas com restrição de furto, ocorrida em Várzea Grande, além de várias peças de motocicletas. Dois suspeitos, que estavam no local, foram presos em flagrante pelo crime de receptação qualificada.
Tentativa de latrocínio
O crime ocorreu no dia 1º de outubro de 2024, por volta das 21h55, ocasião em que a vítima, morador de um condomínio em Cuiabá, percebeu comportamento estranho de seus cães. Ao verificar as câmeras de segurança, ele notou imagens borradas. Armado com uma pistola registrada, ele saiu para averiguar e foi surpreendido por três disparos de arma de fogo efetuados por invasores.
A vítima então revidou, trocando tiros, até precisar recarregar a arma, momento em que os criminosos fugiram, pulando o muro em direção à rodovia MT-251. As imagens de segurança confirmaram a presença de três criminosos armados, que atiraram contra a vítima durante a tentativa de latrocínio.
Durante a investigação conduzida pela equipe da Derf Cuiabá, foi possível identificar os autores, reunir provas e representar pelas medidas cautelares junto ao Poder Judiciário.
“O objetivo é desarticular o grupo criminoso e impedir novas ações violentas planejadas de dentro da unidade prisional”, disse o delegado Romildo Nogueira, responsável pelas investigações.
Operação Escudo
O nome foi escolhido em alusão ao papel da Polícia Civil de Mato Grosso como instrumento de proteção da sociedade. Assim como um escudo é utilizado para resguardar ataques e garantir a segurança, a Polícia Civil atua na linha de frente da defesa da população, impedindo a ação criminosa e promovendo a sensação de ordem e tranquilidade.
Notícias dos Poderes
Corpo de jovem morto à tiros é localizado em vala de escoamento de água em Sinop
Caso é investigado pela Polícia Civil
23 de Outubro de 2025 as 08h26Menina de 16 anos é achada morta boiando em rio de MT
Polícia Civil investiga o caso
23 de Outubro de 2025 as 05h57Grávida de oito meses é presa após esfaquear companheiro em conveniência
Mulher de 33 anos atacou o marido com um canivete após encontrá-lo com outra mulher; vítima segue internada.
23 de Outubro de 2025 as 05h46Assassinato de condutor por aplicativo mobiliza redes sociais
22 de Outubro de 2025 as 20h55Abusador é preso após agredir e tocar seios de adolescente em ponto de ônibus em Cuiabá
23 de Outubro de 2025 as 07h25Operação que apura venda de bebidas adulteradas apreende 60 garrafas de whisky em MT
23 de Outubro de 2025 as 07h46Mulher é presa por maus-tratos a pitbull em MT
Animal precisou de atendimento veterinário
22 de Outubro de 2025 as 17h53100 pessoas foram presas por furto de energia em Mato Grosso em 2025
A participação da população tem sido fundamental para o combate a esse crime
22 de Outubro de 2025 as 15h27