Violência sexual
Tenente-coronel da PM exonerado após acusação de ter estuprado estagiária é preso em Cuiabá
Polícia | 09 de Setembro de 2025 as 13h 00min
Fonte: O documento

O tenente-coronel da Polícia Militar de Mato Grosso, Alexandre José Dal Acqua, foi preso nesta segunda-feira (8), após se apresentar na 11ª Vara Especializada da Justiça Militar, em Cuiabá. Ele é acusado de estupro e tentativa de estupros contra mulheres em Juína (a 735 km da Capital).
Dal Acqua havia sido exonerado da função de comandante do 8º Comando Regional de Juína em agosto, após investigação instaurada pela Corregedoria da Polícia Militar.
Atualmente, ele está custodiado em uma unidade militar em Cuiabá, à disposição da Justiça.
Em nota, a PM informou que “a Corregedoria-Geral da instituição continua o trabalho de diligências investigativas para elucidação do caso e o inquérito tramita sob sigilo, por se tratar de denúncia de violência sexual contra mulheres, em resguardo às vítimas”.
A corporação também destacou que “a PMMT informa ainda que acompanha o caso na cidade e disponibiliza auxílio emocional e psicológico às vítimas e familiares e ressalta que não coaduna com nenhum tipo de crime ou atividade ilícita por parte de seus integrantes”.
As denúncias contra o oficial começaram a chegar em abril deste ano, por meio do sistema Fala, Cidadão. Uma das acusações aponta que ele teria estuprado uma estagiária durante a solenidade de passagem de comando em Juína, no dia 19 de fevereiro de 2024.
Após o episódio, segundo a denúncia, ele continuou a assediá-la dentro do quartel. Em setembro de 2024, conforme o relato, o militar puxou a vítima pelo braço e exigiu que ela saísse com ele, situação apaziguada apenas com a intervenção de outros policiais.
O inquérito também cita outras denúncias: uma policial civil do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), uma servidora da Prefeitura de Juína e mulheres do município de Aripuanã (a 1.197 km de Cuiabá), área de abrangência do comando que Dal Acqua chefiava.
Nota da Polícia Militar
A Polícia Militar de Mato Grosso informa que o oficial, suspeito de praticar violência sexual contra mulheres, em Juína, se apresentou, nesta segunda-feira (8.9), na 11° Vara Especializada da Justiça Militar e está custodiado em uma unidade militar de Cuiabá, à disposição da Justiça.
A Corregedoria-Geral da instituição continua o trabalho de diligências investigativas para elucidação do caso e o inquérito tramita sob sigilo, por se tratar de denúncia de violência sexual contra mulheres, em resguardo às vítimas.
A PMMT informa ainda que acompanha o caso na cidade e disponibiliza auxílio emocional e psicológico às vítimas e familiares e ressalta que não coaduna com nenhum tipo de crime ou atividade ilícita por parte de seus integrantes.
Notícias dos Poderes
Corpo de jovem morto à tiros é localizado em vala de escoamento de água em Sinop
Caso é investigado pela Polícia Civil
23 de Outubro de 2025 as 08h26Menina de 16 anos é achada morta boiando em rio de MT
Polícia Civil investiga o caso
23 de Outubro de 2025 as 05h57Grávida de oito meses é presa após esfaquear companheiro em conveniência
Mulher de 33 anos atacou o marido com um canivete após encontrá-lo com outra mulher; vítima segue internada.
23 de Outubro de 2025 as 05h46Assassinato de condutor por aplicativo mobiliza redes sociais
22 de Outubro de 2025 as 20h55Abusador é preso após agredir e tocar seios de adolescente em ponto de ônibus em Cuiabá
23 de Outubro de 2025 as 07h25Operação que apura venda de bebidas adulteradas apreende 60 garrafas de whisky em MT
23 de Outubro de 2025 as 07h46Mulher é presa por maus-tratos a pitbull em MT
Animal precisou de atendimento veterinário
22 de Outubro de 2025 as 17h53100 pessoas foram presas por furto de energia em Mato Grosso em 2025
A participação da população tem sido fundamental para o combate a esse crime
22 de Outubro de 2025 as 15h27