Caso Internacional
Integrante de cartel conhecida como 'La Diabla' é presa após atrair grávidas vulneráveis, matá-las e vender os seus filhos
Martha Alicia Mendez Aguilar é acusada de chefiar um esquema macabro de tráfico de bebês e comércio ilegal de órgãos no México
Polícia | 26 de Setembro de 2025 as 09h 01min
Fonte: Extra Globo

Uma integrante de cartel do tráfico de drogas conhecida como “La Diabla” (A Diaba) foi presa em operação conjunta entre EUA e México, acusada de chefiar um esquema macabro de tráfico de bebês e comércio ilegal de órgãos, anunciaram autoridades federais.
Martha Alicia Mendez Aguilar, integrante do Cartel Jalisco Nueva Generación, no México, atraía mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade para locais isolados. Lá realizava cesarianas ilegais e muitas vezes matava as mães, segundo a CBS News.
Depois, ela retirava os órgãos das vítimas e vendia os recém-nascidos a casais nos EUA por até 250 mil pesos mexicanos (cerca de R$ 80 mil), de acordo com o gabinete da diretora de Inteligência Nacional dos EUA, Tulsi Gabbard.
“Esse é um exemplo do que cartéis terroristas são capazes de fazer para diversificar suas fontes de renda e financiar operações”, disse Joe Kent, diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo, ligado a Tulsi.
Ele afirmou que sua agência e outras instituições americanas forneceram a inteligência que levou à captura de Mendez Aguilar pelas autoridades mexicanas no dia 2 de setembro, em Juárez, cidade na fronteira com El Paso (EUA).
“A vida de mulheres e crianças inocentes dependia dessa prisão”, destacou Kent.
Mendez Aguilar segue sob custódia no México, disseram autoridades de inteligência à CBS News. A investigação sobre a rede criminosa ainda está em andamento.
O caso mostra como os EUA vêm intensificando a ofensiva contra a atuação de cartéis mexicanos desde que o então presidente Donald Trump assinou, em janeiro, uma ordem executiva que classificou cartéis e gangues transnacionais como organizações terroristas estrangeiras (FTOs). O Cartel Jalisco Nueva Generación entrou oficialmente nessa lista em fevereiro.
Essa classificação, geralmente usada para grupos como a al-Qaeda e Estado Islâmico, dá aos EUA maior alcance para agir contra essas organizações, incluindo uso de inteligência, sanções e até apoio militar, muito além dos recursos aplicados em processos criminais comuns.
Notícias dos Poderes
Corpo de jovem morto à tiros é localizado em vala de escoamento de água em Sinop
Caso é investigado pela Polícia Civil
23 de Outubro de 2025 as 08h26Menina de 16 anos é achada morta boiando em rio de MT
Polícia Civil investiga o caso
23 de Outubro de 2025 as 05h57Grávida de oito meses é presa após esfaquear companheiro em conveniência
Mulher de 33 anos atacou o marido com um canivete após encontrá-lo com outra mulher; vítima segue internada.
23 de Outubro de 2025 as 05h46Assassinato de condutor por aplicativo mobiliza redes sociais
22 de Outubro de 2025 as 20h55Abusador é preso após agredir e tocar seios de adolescente em ponto de ônibus em Cuiabá
23 de Outubro de 2025 as 07h25Operação que apura venda de bebidas adulteradas apreende 60 garrafas de whisky em MT
23 de Outubro de 2025 as 07h46Mulher é presa por maus-tratos a pitbull em MT
Animal precisou de atendimento veterinário
22 de Outubro de 2025 as 17h53100 pessoas foram presas por furto de energia em Mato Grosso em 2025
A participação da população tem sido fundamental para o combate a esse crime
22 de Outubro de 2025 as 15h27