Crueldade
Homem que assassinou ex-companheira com diversos tiros em pesqueiro deu risada ao ser preso
“Ele ria, debochava. Disse que cometeu o crime e que pretendia se entregar depois, achando que se passassem 24 horas não sofreria punições”, relatou a delegada
Polícia | 19 de Agosto de 2025 as 15h 12min
Fonte: Folha do Estado

José Alves dos Santos foi preso na segunda-feira (18) após matar a ex-companheira, Jacyra Grampola Gonçalves da Silva, de 24 anos, em um pesqueiro no município de Sorriso (396 km ao norte de Cuiabá), no domingo (17). O crime, que foi flagrado por câmeras de segurança, causou comoção na cidade. Durante a prisão, o acusado debochou da situação e chegou a rir diante dos policiais.
Segundo a delegada Layssa Crisostomo, responsável pelo caso, José foi localizado caminhando por uma estrada de terra no distrito de Piratininga. Quando abordado, demonstrou frieza e admitiu o assassinato com sarcasmo.
“Ele ria, debochava. Disse que cometeu o crime e que pretendia se entregar depois, achando que se passassem 24 horas não sofreria punições”, relatou a delegada.
As investigações apontam que o relacionamento entre José e Jacyra havia terminado em maio. Desde então, a jovem vivia sob medida protetiva, após relatar ameaças por parte do ex-companheiro. Mesmo com a proteção judicial em vigor, o autor premeditou o crime.
Imagens do local mostram o momento em que Jacyra, sentada ao lado de uma amiga, é surpreendida por José, que entra no pesqueiro com uma caixa nas mãos. Segundo testemunhas, ele teria dito que levava um "presente da Shopee". Dentro da caixa, porém, escondia uma arma de fogo, com a qual efetuou diversos disparos contra a vítima, que morreu no local.
Após o crime, o suspeito fugiu em um veículo Fox preto até o distrito de Santiago, onde abandonou o carro e seguiu de carona até Piratininga. Lá, almoçou e continuou a fuga a pé rumo a Paranatinga, sendo capturado antes de chegar ao destino.
Durante o depoimento, ele revelou onde havia escondido a arma usada no crime, que foi encontrada em uma área de mata fechada, nas proximidades de Piratininga.
“Ele afirma que comprou a arma há três meses de uma pessoa em Cuiabá e diz que era para se defender, mas tudo indica que foi uma aquisição pensada para matar Jacyra. O verdadeiro motivo do crime é o inconformismo com o fim do relacionamento”, destacou a delegada.
O caso é investigado como feminicídio qualificado, e o autor também deve responder por descumprimento de medida protetiva. José permanece preso à disposição da Justiça.
Veja o vídeo
Notícias dos Poderes
Corpo de jovem morto à tiros é localizado em vala de escoamento de água em Sinop
Caso é investigado pela Polícia Civil
23 de Outubro de 2025 as 08h26Menina de 16 anos é achada morta boiando em rio de MT
Polícia Civil investiga o caso
23 de Outubro de 2025 as 05h57Grávida de oito meses é presa após esfaquear companheiro em conveniência
Mulher de 33 anos atacou o marido com um canivete após encontrá-lo com outra mulher; vítima segue internada.
23 de Outubro de 2025 as 05h46Assassinato de condutor por aplicativo mobiliza redes sociais
22 de Outubro de 2025 as 20h55Abusador é preso após agredir e tocar seios de adolescente em ponto de ônibus em Cuiabá
23 de Outubro de 2025 as 07h25Operação que apura venda de bebidas adulteradas apreende 60 garrafas de whisky em MT
23 de Outubro de 2025 as 07h46Mulher é presa por maus-tratos a pitbull em MT
Animal precisou de atendimento veterinário
22 de Outubro de 2025 as 17h53100 pessoas foram presas por furto de energia em Mato Grosso em 2025
A participação da população tem sido fundamental para o combate a esse crime
22 de Outubro de 2025 as 15h27