Crime ambiental
Homem é preso após ser flagrado pelo Corpo de Bombeiros ateando fogo em sítio
Polícia | 17 de Setembro de 2025 as 07h 45min
Fonte: O documento

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) prendeu, na segunda-feira (15), um homem após flagrá-lo ateando fogo em uma área particular na zona rural do município de Alto Araguaia (a 418,2 km de Cuiabá). Ele foi conduzido pela Polícia Militar e vai responder por realizar queimada ilegal e por prática de crime ambiental.
O foco ativo do incêndio foi identificado por meio de monitoramento via satélite, realizado pela Sala de Situação Descentralizada, vinculada ao 2º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar, em Rondonópolis. Imediatamente, uma equipe foi deslocada até a área particular para fazer o combate ao foco ativo.
Ao chegarem à propriedade, os bombeiros flagraram o suspeito iniciando o incêndio e cometendo outros ilícitos ambientais. Ele se identificou como filho do proprietário do terreno. Durante a fiscalização, a equipe constatou diversas infrações ambientais, como a supressão de vegetação em Área de Preservação Ambiental (APA) sem autorização, queima irregular de madeira amontoada e alteração do uso do solo com o uso de grade aradora.
Diante do flagrante, os bombeiros acionaram a Polícia Militar, que conduziu o infrator à Delegacia da Polícia Civil, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. O infrator responderá pelo crime ambiental, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), sujeito a multa e até pena de reclusão.
Segundo o comandante-geral do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, além da responsabilização criminal, o infrator também poderá ser autuado administrativamente e multado pelo Corpo de Bombeiros por descumprir o Decreto nº 1.403/2025, que estabelece o período proibitivo para o uso do fogo em atividades de limpeza e manejo de áreas rurais no estado.
“Para que possamos aplicar a multa, é necessário quantificar o impacto e a extensão da área atingida. Como a equipe que estava no local era exclusivamente operacional, focada no combate ao incêndio, não foi possível realizar esse levantamento no momento. No entanto, as providências já estão sendo tomadas. O Estado adota uma política de tolerância zero com crimes ambientais”, afirmou o comandante.
Somente em 2025, o Corpo de Bombeiros já aplicou R$ 79,3 milhões em multas administrativas por crimes ambientais e as ações de fiscalização ambiental já resultaram em autuações em mais de 114 propriedades, abrangendo uma área superior a 108 mil hectares.
Notícias dos Poderes
Corpo de jovem morto à tiros é localizado em vala de escoamento de água em Sinop
Caso é investigado pela Polícia Civil
23 de Outubro de 2025 as 08h26Menina de 16 anos é achada morta boiando em rio de MT
Polícia Civil investiga o caso
23 de Outubro de 2025 as 05h57Grávida de oito meses é presa após esfaquear companheiro em conveniência
Mulher de 33 anos atacou o marido com um canivete após encontrá-lo com outra mulher; vítima segue internada.
23 de Outubro de 2025 as 05h46Assassinato de condutor por aplicativo mobiliza redes sociais
22 de Outubro de 2025 as 20h55Abusador é preso após agredir e tocar seios de adolescente em ponto de ônibus em Cuiabá
23 de Outubro de 2025 as 07h25Operação que apura venda de bebidas adulteradas apreende 60 garrafas de whisky em MT
23 de Outubro de 2025 as 07h46Mulher é presa por maus-tratos a pitbull em MT
Animal precisou de atendimento veterinário
22 de Outubro de 2025 as 17h53100 pessoas foram presas por furto de energia em Mato Grosso em 2025
A participação da população tem sido fundamental para o combate a esse crime
22 de Outubro de 2025 as 15h27