Programa Vida Nova
Parque industrial no entorno de penitenciária ampliará oferta de trabalho a reeducandos em Sinop
Construção faz parte do Programa Vida Nova; local terá fábrica de artefatos de concreto e serralheria
Geral | 30 de Setembro de 2025 as 09h 45min
Fonte: Raquel Teixeira | Polícia Civil-MT

Uma unidade industrial, que está em construção no entorno da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop, vai ampliar a oferta de trabalho extramuro para reeducandos custodiados na unidade penal.
A obra teve início pela empresa responsável em implantar a nova estrutura de trabalho onde serão instaladas uma fábrica de artefatos de cimento pré-moldados e uma serralheria.
Atualmente, a empresa responsável pela obra do parque industrial, TG Construtora, emprega 15 reeducandos em suas unidades instaladas em Sinop. Após a conclusão da nova obra, o parque industrial terá capacidade de ofertar 100 vagas de trabalho.
A construção de parques industriais em áreas de estabelecimentos penais de Mato Grosso faz parte do programa Vida Nova, instituído pela lei estadual 11.640/2021, que prevê a concessão de espaços públicos destinados à finalidade de emprego de mão de obra de reeducandos.
O secretário de Justiça de Mato Grosso, Vitor Hugo Bruzulato, destaca que o projeto Vida Nova vai ao encontro das ações de ressocialização e integração social de pessoas privadas de liberdade.
“A instalação permitirá ampliar significativamente a oferta de trabalho digno e remunerado à população prisional de Sinop e região, promovendo não apenas ocupação laboral, mas também qualificação profissional e geração de renda”, comentou o gestor da Sejus.
O diretor da penitenciária de Sinop, Adalberto Dias de Oliveira, pontua que o investimento na empregabilidade de reeducandos também colabora para reduzir os índices de reincidência criminal, tanto ofertando postos de trabalho quanto investindo na qualificação profissional dos privados de liberdade.
A unidade industrial está instalada em uma área de 16,6 mil metros quadrados, no entorno da unidade penal. A obra tem previsão de 90 dias para construção dos barracões e início das operações.
A Lei 11.640/2021 estabelece que o Governo do Estado pode autorizar a disponibilização de área localizada nos parques industriais penitenciários a pessoas jurídicas que exerçam a atividade industrial, mediante permissão de uso, concessão de uso ou concessão de direito real de uso.
Notícias dos Poderes
Frota de veículos em MT cresce o dobro da média nacional
23 de Outubro de 2025 as 09h50Avião de pequeno porte cai e explode causando duas mortes
Aeronave perdeu altitude e colidiu contra o solo
23 de Outubro de 2025 as 05h53Criança de 11 anos é atropelada em faixa de pedestre
Menina atravessava de bicicleta quando foi atingida por um carro
23 de Outubro de 2025 as 05h49Leão foge pelo teto de caminhão em movimento e cena surpreende motorista
Animal sedado escapou por uma escotilha durante transporte no Noroeste da África do Sul. As autoridades ainda investigam o motivo da falha de segurança
23 de Outubro de 2025 as 06h32Nova lei do ISSQN da construção civil prevê redução na alíquota e desconto de até 38% em Sinop
22 de Outubro de 2025 as 20h08Secretário destaca a pujança de Sinop e a importância da região norte ao anunciar investimentos milionários à educação
22 de Outubro de 2025 as 20h06Mensagens de empresário e lobista abrem novos flancos em inquérito sobre venda de decisões no STJ
Pivô das investigações cumpre prisão domiciliar em Primavera
22 de Outubro de 2025 as 15h31Sortudo azarado: homem morre envenenado após encontrar cigarro de maconha e declarar que é seu 'dia de sorte'
Avó do homem que morreu por envenenamento acidental de fentanil criou uma campanha para conscientizar sobre os riscos do uso da substância
22 de Outubro de 2025 as 13h21