Especulações
Horário de verão vai voltar? Veja o que diz o governo
Ministério de Minas e Energia diz que tema é sempre avaliado pela pasta, mas medida não deve ser retomada este ano
Geral | 18 de Setembro de 2025 as 15h 56min
Fonte: Noticias R7

O Ministério de Minas e Energia negou nesta quinta-feira (18) a suposta confirmação de retorno do horário de verão neste ano, após especulações circularem em portais na internet.
A pasta repetiu que o tema é “permanentemente avaliado” e reafirmou que há pleno atendimento de energia até fevereiro de 2026, conforme avaliação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem reforçado publicamente que o retorno desse mecanismo só ocorreria em caso de real necessidade. Ou seja, se o sistema interligado nacional, em função do período seco, exigisse tal medida para aliviar a demanda em horário de pico.
Contudo, as condições dos reservatórios são favoráveis, de acordo com o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico). O colegiado vê normalidade ao longo do período seco. Ainda de acordos com a avaliação, a situação é melhor do que no ano passado — quando houve seca histórica.
No período seco, além da menor participação da fonte hidrelétrica na geração de energia, com o cenário escasso de chuvas, a elevação da temperatura acarreta o aumento do consumo devido ao uso de aparelhos de refrigeração nas madrugadas. Ou seja, a demanda fica muito pressionada no momento em que a oferta está reduzida.
O adiantamento dos relógios em uma hora foi amplamente debatido em 2024. A política acabou sendo descartada no ano passado porque as autoridades do setor elétrico já estavam adotando outras medidas para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico. O mesmo argumento vale para este ano.
Na semana passada, o CMSE citou, por exemplo, que poderão ser adotadas medidas para maximizar a produção das Usinas Hidrelétricas de Itaipu e do São Francisco, entre outros recursos, para garantir a segurança do sistema.
O grupo setorial também voltou a indicar a possibilidade de reduzir as defluências das Usinas Hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, sempre que as condições do sistema permitirem, visando preservar os reservatórios da bacia do rio Paraná.
Perguntas e Respostas
O horário de verão será retomado no Brasil?
Não, o Ministério de Minas e Energia negou a confirmação do retorno do horário de verão neste ano.
O que o Ministério de Minas e Energia disse sobre o tema?
A pasta afirmou que o tema é “permanentemente avaliado”, mas que não há necessidade de retomar a medida este ano, pois há pleno atendimento de energia até fevereiro de 2026.
Qual é a posição do ministro Alexandre Silveira sobre o retorno do horário de verão?
O ministro Alexandre Silveira destacou que o retorno do horário de verão só ocorreria em caso de real necessidade, como uma forma de aliviar a demanda em horários de pico.
Como estão as condições dos reservatórios atualmente?
As condições dos reservatórios são favoráveis, segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que observa normalidade ao longo do período seco e uma situação melhor do que no ano passado, que enfrentou uma seca histórica.
Quais são os desafios durante o período seco?
No período seco, a menor participação da fonte hidrelétrica na geração de energia e o aumento da temperatura elevam o consumo devido ao uso de aparelhos de refrigeração, pressionando a demanda quando a oferta está reduzida.
O que foi discutido sobre o adiantamento dos relógios em 2024?
O adiantamento dos relógios foi amplamente debatido, mas a política foi descartada no ano passado, pois as autoridades do setor elétrico estavam adotando outras medidas para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico.
Quais medidas podem ser adotadas para garantir a segurança do sistema elétrico?
O CMSE mencionou a possibilidade de maximizar a produção das Usinas Hidrelétricas de Itaipu e do São Francisco, além de reduzir as defluências das Usinas Hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, sempre que as condições do sistema permitirem.
Notícias dos Poderes
Frota de veículos em MT cresce o dobro da média nacional
23 de Outubro de 2025 as 09h50Avião de pequeno porte cai e explode causando duas mortes
Aeronave perdeu altitude e colidiu contra o solo
23 de Outubro de 2025 as 05h53Criança de 11 anos é atropelada em faixa de pedestre
Menina atravessava de bicicleta quando foi atingida por um carro
23 de Outubro de 2025 as 05h49Leão foge pelo teto de caminhão em movimento e cena surpreende motorista
Animal sedado escapou por uma escotilha durante transporte no Noroeste da África do Sul. As autoridades ainda investigam o motivo da falha de segurança
23 de Outubro de 2025 as 06h32Nova lei do ISSQN da construção civil prevê redução na alíquota e desconto de até 38% em Sinop
22 de Outubro de 2025 as 20h08Secretário destaca a pujança de Sinop e a importância da região norte ao anunciar investimentos milionários à educação
22 de Outubro de 2025 as 20h06Mensagens de empresário e lobista abrem novos flancos em inquérito sobre venda de decisões no STJ
Pivô das investigações cumpre prisão domiciliar em Primavera
22 de Outubro de 2025 as 15h31Sortudo azarado: homem morre envenenado após encontrar cigarro de maconha e declarar que é seu 'dia de sorte'
Avó do homem que morreu por envenenamento acidental de fentanil criou uma campanha para conscientizar sobre os riscos do uso da substância
22 de Outubro de 2025 as 13h21