Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 08 de Novembro de 2025

Menu

Educação

Sinop tem 39 mil alunos na rede pública de ensino

Prévia do Censo Escolar mostra que 40% dos estudantes estão na rede estadual

Educação | 24 de Setembro de 2025 as 18h 12min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Assessoria

O Ministério da Educação divulgou nesta semana os resultados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica. O levantamento aponta a quantidade de alunos nas redes municipais e estadual de ensino. Escolas públicas e privadas tem de hoje, dia 24 de setembro, até o dia 23 de outubro para retificar esses dados. A precisão das informações determina o fluxo de recursos da educação para cada município e estado.

A prévia do censo escolar esboça o panorama da educação pública em Sinop. No total o município conta com 39.187 alunos registrados na rede municipal e estadual. Não entram nessa conta alunos da rede privada ou de instituições federais – no caso o IFMT.

O quantitativo é referente apenas a Educação Básica, que registra alunos da educação infantil ao ensino médio. Esse extrato representa 17,57% da população de Sinop, estimada em 223 mil habitantes em 2025. Na análise geral, o município absorve o maior número de alunos. São 23.167 alunos matriculados da rede municipal de Sinop contra 16.016 na rede estadual. Na proporção, 60% dos estudantes recebem a educação gerenciada pela prefeitura de Sinop. Em contrapartida, toda a educação rural é fornecida pelo Estado – mas ela é pouco expressiva. São apenas 249 alunos em escolas do campo.

Nessa divisão, Sinop assume maior participação no início da formação e o Estado nas séries finais e ensino médio. Conforme dados do censo, a rede municipal tem 3.454 alunos em creche, 5.294 na pré-escola e 14.413 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (de 1ª à 5ª série).

O Estado tem uma participação minúscula nos anos iniciais do ensino fundamental. São 253 alunos nessa faixa. Em compensação, nos anos finais, da 6ª série ao 9º ano, o Estado atende 10.185 alunos em Sinop. Também é exclusividade da rede estadual o ensino médio, com 5.243 estudantes em Sinop. O EJA (Educação de Jovens e Adultos), também é apenas do Estado, com 335 estudantes.

Os dados do censo também apontam que 1.926 alunos integram a chamada Educação Especial – dirigida a alunos com transtornos gerais do desenvolvimento, como autismo, limitações sensoriais (visão, audição, fala), ou altas habilidades. A Educação Especial em Sinop representa 5% do total de alunos na rede pública – a média nacional é de 3,7%.

Outro ponto evidenciado pelos dados prévios do Censo é a deficiência na educação em tempo integral em Sinop. Somando os alunos de todas as fases, da creche ao ensino médio, são 1.159 estudantes – o que corresponde a 2,95% do total. Há mais alunos atendidos pela Educação Especial do que pelo ensino em tempo integral. No relatório do MEC inexiste em Sinop alunos atendidos em tempo integral na Educação Infantil – na creche ou pré-escola. A rede municipal tem 1.020 alunos em tempo integral nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 4º ano). Os demais estão na rede estadual.

O Censo Escolar representa a principal pesquisa estatística da educação básica no Brasil. A consolidação dos dados finais da matrícula inicial de 2025 está prevista para dezembro e servirá como referência para avaliações nacionais e para os diversos programas de financiamento e apoio às escolas em todo o país.