Sinop
Empresários focam no Whats e no Insta, mas consumidores usam mais o Google
Pesquisa mostra erro de estratégia dos empresários locais na hora de usar a internet para vender
Economia | 29 de Outubro de 2021 as 18h 05min
Fonte: Jamerson Miléski

Quem vende está apostando no Whatsapp e no Instagran. Mas quem quer comprar, começa procurando no Google. É o que mostra a pesquisa realizada pelo departamento de Economia da Unemat Sinop, em parceria com a CDL Sinop, neste mês de outubro. O levantamento ouviu 90 empresários e 200 consumidores para apurar como cada um desses grupos tem utilizado a internet para fazer negócios.
Entre os empresários, 84% declararam que utilizam algum tipo de ferramenta de comércio eletrônico para alavancar suas vendas. Quando questionados sobre qual é a ferramenta, 41% dos empresários responderam que usam o WhatsApp para alavancar vendas. Outros 37% disseram que preferem o Instagram, 16% o Facebook e 6% entrega na mão de “influencers”. Nenhum empresário disse que foca no Google para alavancar vendas.
Do outro lado do balcão, 72% dos consumidores disseram que pesquisam preços na internet antes de ir comprar no comércio local. Quando a pesquisa é sobre produtos, 45% utilizam o Google e 27% utilizam o Instagram. Apenas 3% dos consumidores disseram que usam o WhatsApp para encontrar produtos.
O degrau fica ainda maior quando o assunto é pesquisa de preço: 55% dos consumidores usam o Google para saber quanto custa. 10% vão no Instagram e os mesmos 3% seguem com o WhatsApp.
Embora 72% dos consumidores tenham declarado que usam a internet para pesquisar produtos e preços, 66% prefere fazer compras no comércio local. Difícil será esses consumidores esbarrarem nas ofertas ou produtos dos lojistas de Sinop. Além do fato dos empresários apostarem no Whats e no Insta enquanto os consumidores estão procurando no Google, os comerciantes ainda tratam a venda eletrônica como algo “secundário”.
Só 30% dos empresários de Sinop acreditam que sofrem concorrência direta com as lojas virtuais. Além disso, apenas 20% dos empresários disseram fazer campanhas de marketing digital. Ou seja, da amostragem colhida pelo departamento de Economia da Unemat, uma a cada 5 empresas usa a internet para promover seus produtos ou negócios.



Notícias dos Poderes
Mais de R$ 29 milhões já foram pagos a aposentados de MT por descontos indevidos do INSS
Governo federal ressarciu 39 mil aposentados e pensionistas de Mato Grosso; adesão ao acordo segue aberta até novembro de 2025
23 de Outubro de 2025 as 11h00Banco do Brasil espera desembolsar R$ 20 bilhões em renegociações a juros livres
Na opção pré-fixada, os juros vão partir de 16,6% ao ano. Já a pós-fixada será a partir de CDI mais 2,9% ao ano
22 de Outubro de 2025 as 08h24Bets recuam e não vão judicializar bloqueio de beneficiários do Bolsa Família
Após fracasso da taxação por meio da MP alternativa ao IOF, bets abandonam ideia de levar bloqueio à Justiça
21 de Outubro de 2025 as 10h09Governo de Mato Grosso terá orçamento de R$ 40 bilhões em 2026
Do montante previsto, R$ 4,92 bilhões serão destinados a investimentos diretos, em infraestrutura, saúde, educação e segurança pública
21 de Outubro de 2025 as 09h23Mais de 200 mil famílias de Mato Grosso recebem o Bolsa Família a partir desta segunda-feira (20)
Cuiabá é o município com o maior número de famílias beneficiadas neste mês, com 36.531 atendimentos.
20 de Outubro de 2025 as 16h52Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% a partir de terça-feira
Com segunda queda no ano, valor acumula recuo de 10,3%
21 de Outubro de 2025 as 09h06Caixa começa a financiar imóveis de até R$ 2,25 milhões a partir de hoje com novas regras
Além da ampliação do teto, medida permite uso do FGTS em imóveis mais caros
20 de Outubro de 2025 as 13h05Mato Grosso prorroga isenção do IPVA para veículos novos até 2028
Benefício no primeiro emplacamento reduz carga tributária e estimula o setor automotivo estadual.
17 de Outubro de 2025 as 08h41